terça-feira, 20 de janeiro de 2015

**



"Gengibre em Conserva"

Receitas Lá na Roça

Para artrite, colesterol e reduzir medidas.
O gengibre é fonte das vitaminas C, B3 e B6, além dos minerais cálcio, ferro, selênio e zinco. Ele é muito bom no tratamento de diversos distúrbios de saúde, como náuseas, dores de cabeça, gripes, resfriados, diarreias, dores de estômago e de doenças reumáticas, especialmente osteoartrose e artrite reumatoide. Além disso, tem ação bactericida, anti-inflamatória e termogênica. A atividade termogênica do gengibre (ou seja, ele acelera o metabolismo) faz com que essa raiz seja uma importante aliada de quem busca um emagrecimento saudável. Ele sacia a fome e queima gordura localizada. E, por isso, é perfeito para a desintoxicação do organismo. O gengibre ainda apresenta propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago.
E pesquisas já comprovaram o potencial dessa raiz para baixar o nível do colesterol. Todas essas virtudes do gengibre podem ser aproveitadas de uma forma bem saborosa: consumindo a conserva de gengibre.
Esta receita é muito fácil de fazer. Anote:
Ingredientes
1/2 kg de gengibre sem casca
1 xícara de vinagre de arroz (se não tiver, pode substituir pelo de maçã)
3 colheres (sopa) de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
Modo de preparo
Corte o gengibre em fatias bem finas. Ponha as fatias numa panela com água e cozinhe até que levante fervura. Escorra a água e deixe esfriar. Em outra panela coloque o vinagre, sal e açúcar e leve ao fogo até ferver. Desligue e espere esfriar. Quando tudo estiver frio, misture o gengibre com o líquido formado pelo vinagre, sal e açúcar. Uma dica importante: o gengibre deve ficar totalmente imerso no vinagre. Tampe e deixe curtir em temperatura ambiente por dois dias. Depois, deve ser conservado em geladeira. Validade: cerca de 6 meses. Se a conserva for preparada com gengibre fresco, ficará mais saborosa. Use-a em saladas, no arroz, como aperitivo ou como a imaginação mandar. No entanto, depois de pronta, a conserva não pode ser cozida.
Via Mulheres na cozinha

de http://www.receitaslanaroca.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário